domingo, 15 de agosto de 2010

Análise do texto "Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica"

O texto “Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica”, de Maria Elisabete Brisola Brito Prado, aborda pontos chaves que devem nortear o novo fazer pedagógico atual. O título do texto, considerando os vários aspectos abordados poderia ser: A reconstrução da prática pedagógica através da integração de mídias. Por quê? Obviamente pelo fato de a inserção de recursos tecnológicos serem necessária e inevitável.

A autora destaca o cuidado que deve ser tomado para que, ao invés de se criar uma integração de mídias se crie uma justaposição, onde os recursos tecnológicos passam a ter maior importância do que o fazer pedagógico. Para que isso não ocorra a autora aponta a pedagogia de projetos como o eixo norteador da prática pedagógica. Para a mesma é preciso ressignificar os conceitos e as estratégias utilizadas, ampliando o seu escopo de análise e compreensão.

Maria Prado afirma, citando:

“..., essa abordagem pedagogia requer do professor uma postura diferente daquela habitualmente utilizada no sistema da escola, ou seja, requer uma postura que concebe a aprendizagem como um processo que o aluno constrói como produto do processamento, interpretação, da compreensão da informação”.

Para a autora a integração se dá quando a ação pedagógica e a utilização dos recursos de mídias se completam, tornando um todo, o inteiro. Para isso é necessário que o professor aprenda a usar os recursos de mídia pedagogicamente. Isso exige saber, como, o quê, e o porquê usar os recursos de mídias.

Uma competência necessária, segundo a autora, para ser um professor que terá sucesso ao utilizar recursos de mídias é ser um mediador pedagógico. A mediação pedagógica exige do professor ações reflexivas e investigativas sobre seu papel. A autora cita Perrenoud: “... o seu papel concentra-se na criação, gestão e na regulação das situações de aprendizagem”.

Outro aspecto importante faz parte da abordagem é que o professor deve sair da condição de detentor do conhecimento, para a condição de facilitador do conhecimento. Nesse processo o professor deve ter uma postura de aprendente e de ensinante. Trata-se de um processo de diálogo.

A reconstrução da prática pedagógica é outro aspecto relevante na abordagem. Para a autora é necessário compreensão e a articulação de novos referenciais pedagógicos que envolvem os conhecimentos das especificidades das mídias.



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