Turma específica: 2ª série do Ensino Médio, com 30 alunos.
Tema: Os bastidores de revolução.
O jogo remonta o período colonial brasileiro, nos idos do século XVIII, mas precisamente no ano que antecede a inconfidência mineira. O jogo remonta um roteiro fictício que supostamente teria sido os bastidores da inconfidência mineira, com reuniões secretas e tarefas e operações que visam organizar o movimento de independência marcado para o dia da derrama. O jogo terá basicamente quatro personagens centrais, como protagonistas, podendo envolver no processo, a inserção de novos jogadores que deverão desempenhar papéis, coadjuvantes que dão sustentação a trama. Cada um executará atribuições e procedimentos revolucionários ou contra-revolucionários relacionados a papéis sociais a que estão ligados.
Basicamente terão que compor esse universo de conspiração e articulação do movimento, um personagem chamado Cladium ( Corresponde ao poeta Cláudio Manoel da Costa), que tem como maior habilidade ter bom trânsito entre os poderes locais. Cladium tem um grande poder de persuasão e utiliza poemas e cartas para espalhar ideais iluministas entre os mais letrados e formadores de opinião. Outro personagem é Tomaza (Corresponde ao poeta Tomas Antonio Gonzaga). Tomaza é um dos articuladores do movimento revolucionário, com perfil semelhante a Cladium, utiliza de poesia para passar informações revolucionárias para a sociedade colonial. Com grande influência nas camadas mais abastadas tenta obter recursos para a manutenção do movimento, bem como, se contrapor aos pesados tributos cobrados pela coroa. Tem grande adesão da classe alta.
Outro personagem seria Odonto ( Corresponde ao Tiradentes), que é um dos mais contagiados pelos ideais iluministas. Apesar da pouca cultura, absorve com facilidade os ideais propagados pelos intelectuais. Movido pelo idealismo, se envolve em operações arriscadas, sendo o agente executivo das tarefas definidas pelo coletivo do movimento. E Silverion ( Corresponde a Joaquim Silvério dos Reis) é um revolucionário motivado por interesses pessoais. Vê no processo revolucionário a possibilidade de ser ver livre de dívidas. Com total confiança do coletivo revolucionário é uma peça importante no processo revolucionário, pois tem contato imediato com os governantes locais e membros do poder nacional.
O objetivo pedagógico do jogo é simular na escola debate e os bastidores da revolução. Com esse exercício é possível recuperar o universo histórico do episódio e introduzir o fundamentos teóricos das revoluções liberais burguesas ocorridas no século XVIII. Como não é possível resgatar a trama histórica que motivou o movimento, o jogo, simulará dentro de um roteiro pré-elaborado, bem como, dentro da liberdade de atuação dos participantes uma simulação lúdica do evento histórico que só é conhecido superficialmente, por relatos de fatos, causas e efeitos.
O jogo desenvolverá em quatro atos:
O 1º ato – é o período em que os membros da sociedade começam a se reunir para discutir os problemas sociais causados pela exploração colonial. Insatisfeitos com o domínio colonial passam a ter contato com os ideais burgueses trazidos por Tomaza e Cladium, do período em que viveram em estudos metrópole portuguesa. Contagiados pelos movimentos revolucionários europeus e pela independência norte-americana, começam a criar o arcabouço ideológico do movimento, que conta com adesão de camadas influentes da sociedade.
O 2º ato – E o momento em que se estabelece o planejamento e a execução do processo revolucionário, onde Odonto é o maior articulador. Comandado pelos líderes do movimento, começa uma rede de conspiração que visará organizar um movimento armado de rebeldia no dia da derrama.
O 3º ato – Ocorre a traição de Silverion e o movimento é debelado. Se desencadeia todo o processo de repressão e negação do movimento. Os líderes mais influentes se afastam e negam participação. Odonto é preso e enforcado em praça pública.
O 4º ato – Nesse ato temos a ocorrência de um processo de reação popular que apesar da repressão desdobra-se num processo lento de análise e absorção de ideais revolucionários que provocarão mudanças substanciais na organização da sociedade colonial.
O objetivo do jogo é estabelecer entre os participantes a possibilidade de atuar e interagir se apropriando de um momento histórico, que tem um arcabouço ideológico que fundamenta toda a organização social do estado moderno, e do modo capitalista de produção. Com isso, abre-se a possibilidade de avaliar a nossa atual condição social e em que esses elementos ideológicos contribuíram para que a nossa sociedade atual realmente seja justa, fraterna e igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário