Para que tipo (ou necessidade) de busca os diretórios são mais adequados?
Os diretórios são mais adequados para pesquisas mais especificas e conteúdos mais confiáveis, pois os diretórios estabelecem critérios para o armazenamento. Após a solicitação da armazenagem por um cliente os administradores do diretório, só validam a hospedagem do conteúdo após checagem. Isso permite no mínimo que o assunto relacionado nos diretórios específicos de um determinado tema tem uma relação e uma coerência. Nesse sentido favorece um acesso mais rápido e confiável para quem quer realizar uma pesquisa acadêmica.
Já as máquinas de busca fazem um rastreamento de conteúdo baseado em palavras chaves e conteúdos. Os motores de busca não passam pelo crivo humano, logo, pode fornecer conteúdos sem critérios mais cuidadosos, apesar de oferecer uma maior disponibilidade de conteúdo. Como a oferta de conteúdo e quase ilimitada sobre uma temática pesquisada os motores de busca pode ofertar informações de boa ou péssima qualidade, o que exige que o pesquisador disponha de mais tempo para obter conteúdo confiável e de boa qualidade.
O volume de resultados obtidos foi equivalente nos ambientes utilizados?
São equivalentes, mas os diretórios são notadamente mais específicos e criteriosos com o conteúdo.
E quanto à qualidade?
A qualidade é relativa, a oferta de conteúdo em um diretório depende da motivação de quem o produziu, logo, não podemos consideram que tudo que está em um diretório é o melhor da web. Podemos encontrar boas produções nos motores de busca, que não foram disponibilizados na web.
Os dados se mostraram mais atualizados em algum dos ambientes?
Os motores de busca possuem um dinâmica de atualização, apesar de conteúdos mais antigos quase sempre aparecerem bem posicionados nas pesquisas, pelo fato de terem sido mais acessados, o que relega os conteúdos mais atualizados a um posicionamento inferior. Isso é o grande problema nos motores de busca, pois nem sempre a qualidade fica evidenciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário