domingo, 15 de agosto de 2010

Como a mídia e a cultura se relacionam numa sociedade como a nossa?

Como a mídia e a cultura se relacionam numa sociedade como a nossa?

Hipótese – A nossa sociedade atual é chamada de “Sociedade da Informação”, o que demonstra que os recursos de mídias são mais do que elementos culturais, ou seja, constituem parte da estrutura social, sob a qual a sociedade moderna está organizada, e cuja ausência deixaria a sociedade em colapso.

Teoricamente cultura é um conceito bem amplo e congrega tudo que faz parte das relações humanas e sociais. Logo, qualquer recurso tecnológico e seu uso fazem parte desse conjunto amplo que constitui a cultura. Mas podemos observar que as mídias têm na sociedade atual uma importância essencial, ou seja, é parte do arcabouço institucional que sustenta a sociedade moderna.

Não podemos conceber uma sociedade sem computadores, televisores, satélites, telefones, rádios e internet, bem como, a informação que circulam por esses veículos de comunicação. É poderemos pesar num mundo sem esses recursos? É pensar no caos!

Podemos observar então que esses recursos pela sua importância podem determinar os elementos culturais de uma sociedade, criando hábitos, necessidades, consumo, tendências, opiniões, valores, regras, sentimentos, etc. Logo, as mídias conforme defendo em minha hipótese sobrepujaram a cultura, determinando modelos de cultura a serem aplicadas. A cultura de massa é um exemplo, pois é a mídia é que determina qual o produto cultural a sociedade deve consumir, e bem como, qual o produto cultural as elites devem ter acesso.


A mídia tem um grande poder de controle social, e parte da nossa cultura é um produto fabricado por quem detém o controle desse recurso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário